Rua Cardeal Arcoverde, 359, Conj 11 e 13 - São Paulo |

(11) 3666.2625

- (11) 91012.2277

Nasofibrolaringoscopia ou Videonasofibroscopia

A nasofibrolaringoscopia, videonasofibroscopia ou nasofibroscopia é um exame realizado em nosso consultório. O exame é rápido e normalmente  bem tolerado pelos pacientes, possui duração de poucos minutos e é recomendado jejum de 2 horas para a realização do exame.
É utilizada uma fibra ótica flexível, introduzida pela narina auxiliando na avaliação das áreas não visualizadas por via externa.
O exame é de fundamental importância para alguns diagnósticos, pois possibilita a visualização de toda a cavidade nasal, rinofaringe e laringe (pregas vocais).
A nasofibrolaringoscopia é importante na complementação do exame clínico e auxilia no diagnóstico de doenças como sinusite, rinite, desvio de septo, hipertrofia de adenóide, apneia do sono, refluxo, pólipos e nódulos vocais (calos nas pregas vocais), além de tumorações nas vias aéreas superiores, entre outras.

Pode também ser realizado no casos de exames admissionais para profissionais da voz, professores, etc.

Avaliação Otoneurológica

A tontura é um sintoma que pode ser causado por doenças de nossos labirintos ou do sistema nervoso central.
A avaliação otoneurológica é importante para ajudar no diagnóstico topográfico da tontura, em outras palavras, na descoberta de sua origem. Para isso, pequenas movimentações oculares podem dar pistas nessa investigação.
Na Clínica Otorrino Pinheiros realizamos essa avaliação com auxílio de video Frenzel, um óculos de infravermelho capaz de detectar mínimos movimentos do olho que não seriam perceptíveis ao olho nu.
Você recebeu o diagnóstico de labirintite? Ela corresponde a menos de 1% do total das tonturas, marque sua avaliação para uma opinião especializada.

Video Head Impulse Test (VHIT)

Nós possuímos 2 labirintos, um dentro de cada ouvido, sendo que cada labirinto possui 3 canais diferentes.  O exame chamado VHIT consegue avaliar cada canal do labirinto direcionando o diagnóstico e auxiliando no tratamento específico da tontura. Além de ser um exame mais completo e específico do labirinto tem como vantagem não causar desconforto para o paciente durante a realização, diferente de outros exames como a prova calórica / eletro-oculografia.

O exame consiste no uso de óculos especial pelo paciente que avalia a movimentação ocular por meio de uma câmera de infravermelho. Sendo assim, são realizadas algumas movimentações com a cabeça em diversas direções, avaliando a capacidade dos olhos de fixar o olhar em um ponto. Ao final, são descritos quais canais do labirinto estão alterados e qual seu significado (origem nos labirintos ou sistema nervoso central).

Para realizar o exame VHIT é recomendado não utilizar maquiagem no dia do exame. Em alguns casos de doenças oculares específicas que podem alterar a avaliação da movimentação dos olhos, o resultado do exame pode ser prejudicado, portanto cada caso deve ser avaliado em separado.

Manobras para VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna)

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é uma doença decorrente de um problema no labirinto. Seus sintomas são ataques repetidos de vertigem (sensação de movimento) relacionados à mudança de posição da cabeça, normalmente ocorrem ao se levantar, ao virar de lado na cama, ao olhar para cima. Esses episódios duram geralmente segundos e vêm acompanhados de náuseas, sudorese e palidez.
A vertigem (sensação de movimento) da VPPB são atribuídos ao deslocamento anormal de partículas (cristais) provenientes do ouvido. Esta disfunção ocorre de forma idiopática (espontânea) em muitos pacientes, mas pode ser secundária ao envelhecimento do sistema vestibular, a traumas, doenças otológicas, labirintite, neurite vestibular, disfunção circulatória, uso de medicamentos ototóxicos, hidropisia endolinfática, migrânea, entre outras causas.
O tratamento são manobras de reposicionamento e o resultado é visto rapidamente, sem necessidade de medicamentos.

Na Clínica Otorrino Pinheiros realizamos essas manobras com auxílio de equipamentos que trazem mais exatidão ao diagnóstico e melhores resultados.

Video Endoscopia da Deglutição

Esse exame possibilita investigação da deglutição, com obtenção de importantes informações sobre a anatomia e funcionamento da faringe e laringe.

É realizado através da administração de bolos alimentares corados, em quantidades e consistências (líquido, líquido engrossado, pastoso, sólido) progressivas.

Durante a realização do exame não se utiliza anestesia tópica nasal ou faríngea para não interferir na sensibilidade local e, consequentemente, no reflexo da deglutição.

Laringoestroboscopia ou videoestroboscopia

É um exame complementar para avaliação detalhada das pregas vocais e de toda a laringe.
É indicado para pacientes com queixa de alterações na voz, rouquidão e/ou pacientes que apresentem alterações nas pregas vocais tais como nódulos, pólipos, cistos, sulcos, granulomas, leucoplasias e doenças oncológicas como tumores, entre outras.
A laringoestroboscopia é realizada com uma fonte de luz estroboscópica acoplada a um endoscópio rígido pela boca do paciente após o uso de anestesia tópica. É recomendado jejum de 2 horas para a realização do exame
É possível observar a vibração das pregas vocais feita com a utilização da luz estroboscoópica que traz um efeito de “câmera lenta” permitindo a avaliação mais detalhada.
É um exame essencial para se obter diagnósticos mais acurados de patologias das pregas vocais e pode ser também realizado para avaliação de profissionais da voz.